O Teatro moderno e suas origens
A História do teatro é difícil de ser definida em poucas palavras, uma vez que a sociedade humana sempre teve rituais e eventos que de certa forma misturavam o rito espiritual com o lúdico, criando eventos e festivais, mas aqui tentamos resumir ao máximo o tema, aproveite!Para nossa sociedade moderna, o teatro é definido como apresentações que tendem a representar histórias, sejam elas reais ou imaginadas por quem as criou.
A Origem do teatro moderno
O Teatro como o conhecemos hoje teve sua origem na Grécia Clássica, com as famosas Tragédias Gregas ou Tragédias Atenienses, elas eram executadas nos Anfiteatros que constituíam-se de um palco com arquibancadas em formato circular e crescente.
Os Anphiteatros Gregos foram os primeiros estabelecimentos ocidentais a divulgar o teatro de maneira institucionalizada e popular. |
A Crescente influencia Grega fez com que os Anfiteatros, Teatros abertos e cercados por arquibancadas, fossem espalhados por diversas culturas locais, incluindo os Romanos, que mais tarde aperfeiçoariam a cultura do Teatro adicionando seus próprios elementos.
O teatro na Roma antiga
Um anfiteatro Romano e suas estruturas subterrâneas |
Veja Mais: Bajau:O povo que vive no meio do oceano e Conheça a verdadeira história sobre a Republica das Bananas e Conheça HeLa - A Primeira célula humana imortal
Muito similar aos os teatros Gregos em alguns aspectos, os Romanos inseriram uma série de artifícios para poder aproveitar melhor estas estruturas, túneis sob o palco, telhados de tecido e diversas outras facilidades foram inseridas nos teatros Romanos visando maximizar o uso destas estruturas e, melhorar as apresentações.
Um outro detalhe dos teatros Romanos era a inserção da violência nas peças teatrais de tal forma que diversos deles foram criados voltados justamente a estas apresentações específicas, a exemplo dos Hipódromos, campos de corrida em que jóqueis corriam até a morte e as mais famosas das apresentações Romanas, as lutas de Gladiadores.
A era Medieval e suas Peculiaridades
Palco em teatro de rua medieval |
A Violência era representada por peças satíricas e comédias vexaminosas, em que as peças, por vezes representavam situações reais, mas de forma humilhante para os personagens, outra característica dos Teatros móveis era que, para maximizar o público, os diretores costumavam se expor em festas, feiras e até durante execuções públicas.
Já os teatros burgueses, que restringiam suas apresentações a nobres, elites e governantes, se tornaram ambientes fechados e sofisticados, peças com temas religiosos eram o foco, com algumas tragédias românticas, a nobreza das guerras, e temas altamente dramáticos e voltados a agradar a massa de nobres que iam assisti-la.
A era Neoclássica e as contenções culturais
Teatro neoclassico de alto padrao |
Na era Neoclássica os teatros também passaram a apresentar temas muito mais abrangentes e específicos a seu publico alvo, como reveses culturais, críticas as politicas classistas dos nobres em relação ao povo, e principalmente tragédias dramáticas com resultados muitas vezes não interessantes as elites como a relação entre as classes, e o combate a estas desigualdades para os teatros da classe mais popular, e temas mais requintados para os casos dos teatros de alto padrão.
Veja Mais: A Primeira motocicleta do mundo e Como era o treinamento dos Soldados Espartanos e Conheça a origem da PáscoaCriou-se neste período uma série de regras de conduta para peças de teatro, regras estas muito válidas para os teatros de elite, que tendiam para temas como dramas que discutiam romances e sofrimento, e muito pouco apreciadas pelos teatros populares, que buscavam de certa forma muito mais entreter e animar com comédias esdruxulas e satíricas, iniciando o que alguns autores relatam como sendo a separação da Arte de um lado, e do Entretenimento do outro.
0 comentários:
Postar um comentário