Quem inventou a primeira motocicleta?
A motocicleta é o ícone de uma era, construída por inovadores e pilotada por ousados, ela certamente marcou seu lugar na história da automobilística mundial, e quando se fala nela, normalmente alguns nomes típicos vem a mente, sendo o mais famoso e popularmente aceito o clássico Harley-Davidson, porém os amigos Harley e Davidson não foram tão originais assim, sendo um modelo Europeu o, digamos, original.
Com exceção das duas rodas alinhadas, a primeira motocicleta pode parecer mais um desenho mal acabado do que uma motocicleta como a conhecemos, muito mais básica até dos primeiros modelos da famosa Harley-Davidson, porém existe um real motivo para isso, ela não foi desenvolvida para ser um produto, e sim uma forma barata e prática de testar o motor de Ciclo Horário desenvolvido por Daimler e Maybach.
O motor de ciclo horário Daimler-Maybach
Projeto original do motor de ciclo horario de Daimler-Maybach |
Em uma oficina improvisada no barracão de jardinagem em sua casa em Stuttgar, Daimler e seu primeiro funcionário Wilhelm Maybach iniciaram a produção do que viria a se chamar Motor de Ciclo Horário, seu motor leve e robusto, com apenas um cilindro, foi patenteado em 3 de Abril de 1885, e resultou em um novo problema a ser resolvido, era preciso teste o motor.
Seu motor, um protótipo leve de combustão interna, era parte de um projeto mais ambicioso, e estava precisava ser comprovadamente testado e aprovado antes que pudesse ser colocado em alguma função comercial mais rentável como a venda por exemplo, daí nasceu a necessidade de criar uma plataforma de testes para ele que fosse barata e rápida de construir, mas que pudesse autentificar sua capacidade.
O Nascimento acidental de um ícone
Como eles precisavam testar o motor de forma a adapta-lo e melhora-lo, a ideia de emprega-lo diretamente em uma estrutura de automóvel seria exigir demais e demandaria muito do motor ainda em estado inicial de desenvolvimento, um projeto mais simples precisaria ser desenvolvido.
O motor já aprimorado de Daimler-Maybach passou a ser usado para desenvolver automóveis |
Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach criaram então esta plataforma para testar seu motor em 1885, e a chamaram de Daimler Reitwagen, o motor era um modelo 4 tempos e a época desenvolvia meros 0,5 HP, o que possibilitava ao modelo desenvolver em média 11km/h a uma rotação de 600 rpm, uma série de testes se sucederam, levando a melhoras como relocalização do escapamento (que em uma viagem colocou fogo no acento devido ao calor), melhoria na potência e algumas alterações de design na própria estrutura do Reitwagen.
Em meados de 1886 o Reitwagen ja havia auxiliado os dois a desenvolver seu motor a patamares aceitáveis de potência e confiabilidade, sendo então colocado de escanteio em prol do desenvolvimento de um modelo de 4 rodas, considerado desde o início o objetivo do projeto.
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O fim do primogênito e o incêndio de 1903 na Daimler
Incêndio na fabrica da Daimler de 1903 destruiu o protótipo original do Reitwagen |
O protótipo original ficou basicamente esquecido dentro da fabrica da Daimler-Motoren, vindo a ser finalmente destruído no incêndio que acometeu a planta no ano de 1903, diversos desenhos foram feitos com versões de melhoramento, porém as melhorias eram sempre implantadas sob o mesmo protótipo, restando apenas um único modelo original.
Entretanto diversas réplicas existem no em museus do mundo todo, todas baseadas nas plantas originais desenvolvidas por Daimler e Maybach durante o desenvolvimento do projeto.
O Reconhecimento da Reitwagen como o primeiro
A Princípio, alguma discussão se acalorou sobre a definição do que posteriormente seria conhecido como motocicleta, por definição se estabeleceu que em sua base, seria necessário que a propulsão do equipamento ocorresse através de motor a combustão, descartando todos os outros candidatos anteriores a condição, que basearam sua tecnologia nos até então famosos motores a vapor, que a época ja seria uma tecnologia antiquada e em declínio.
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