Tardígrado, o imortal urso d'agua
O Tardígrado é uma daquelas criaturas que surpreendem em diversos aspectos, caracterizado pelos estudiosos como um extremófilo, consegue sobreviver em condições absurdas para outras espécies e reza a lenda, já foi levado até mesmo ao vácuo do espaço, e sobreviveu.Dos fósseis a idade moderna
Tardígrado visto por um microscópio óptico |
Os tardígrados foram encontrados em forma de fósseis por diversos cientistas que os datam de mais de 500 milhões de anos atrás, isso é a data dos primeiros animais da terra, a era em que animais um pouco mais complexos começaram a aparecer.
Em 1773 por um pastor chamado Johann August Ephrain Goeze porém foi só em 1776 que o clérigo e cientista Lazzaro Spanllanzani encontrou centenas de criaturas em formato de urso nadando em uma amostra sendo esta a data de seu batismo com o nome atual.
Ao analisar a amostra Spanllanzani as chamou de "il tardigrado" que literalmente significa "as que se movem devagar", sendo esta então a origem de seu nome.
Habitats incomuns
Porém foi nos anos mais recentes que os tardígrados passaram a ser olhados atentamente pelos cientistas, em especial por suas características de resiliência a ambientes hostis.
Veja Também: HeLa, as células de Câncer que são imortais e O Dr Frankenstein que existiu de verdade e Como eram treinados os Guerreiros Espartanos
Em 1948 um zoólogo Italiano afirmou ter encontrado tardígrados que estariam vivos a mais de 120 anos, e foi lendo o relatório do zoólogo que cientistas europeus tiveram uma ideia inusitada em 2007, levariam o tardígrado ao espaço.
Tardígrado espacial
Em 2007 cientistas da Agência Espacial Européia decidiram exportar o tardígrado para o espaço, porem a experiência consistia em expor o pequeno urso ao vácuo total, sem acesso a água, oxigênio, atmosfera e ainda sem proteção contra os nocivos raios solares.
O nadar dos Tardígrados é desajeitado, mas são hábeis sobreviventes |
Os pequeninos ficaram expostos por 10 dias a condições de completo vácuo e sem proteção contra radiação ou outras interperes espaciais, e no final do período, pouco mais da metade dos tardígrados voltou a vida após serem expostos a água.
Os primeiros sempre chegam
Embora possuam péssimas condições de locomoção, os Tardígrados estão entre as primeiras espécies a iniciarem colonizações de novas áreas, e já foram encontradas em locais como himalaia, fossas mariana, áreas sem luz ou com químicos tóxicos a vida por exemplo.
Curiosidades
1 - Cerca de 17,5% do DNA dos tardígrados é estranho a seus organismos, a grande maioria dos outros animais apresenta uma média de 1% de seus DNA's estranhos a seu próprio organismo.
2 - Cientistas arriscam o palpite de que ele será o último dos seres vivos a ser extinto do planeta terra.
3 - O Tardígrado consegue suportar por alguns minutos extremos de temperatura entre 151 a -270 Celsius.
Fonte
Veja Também: 13 fatos curiosos sobre o Beija-Flor e Pando, o maior e mais velho organismo vivo do mundo e Top 10 PIORES carros para se comprar
0 comentários:
Postar um comentário